Dicas para debutantes
Para você que está cheia de dúvidas quanto a sua festa de debutante... fique tranquila. Aqui vai algumas dicas para você não errar em suas escolhas...
1. Será que combina?
Não é porque a debutante “pode tudo”, que não precisa ficar sabendo quais são os tons que realmente têm a ver com ela. Portanto, anote aí: se você é negra, use amarelo, azul-turquesa, verde-esmeralda, pistache, rosa luminoso e tons pastéis. Se você é branca, opte por rosa-nude, azul-cobalto e tons de violeta. Caso você seja morena, a melhor saída é escolher tons dourados e avermelhados. Esqueça cores frias, como prata, azul-escuro, chumbo e marrom. Já as orientais
devem tomar cuidado com amarelo e verde, mas podem abusar do vermelho e dos tons alaranjados.
2. Cores
As cores para vestidos mais pedidas são lilás, rosa, vermelho e o tradicional branco. Mas se sua escolha não chega nem perto desses tons, não se preocupe. Na sua festa, você tem o direito de se vestir da maneira que bem entender. Até o preto é permitido!
3. A hora da troca
Aquela história de trocar de vestido à meia-noite voltou com tudo! Portanto, você pode receber seus convidados com um vestido curto e, na hora das 12 badaladas do relógio, pode surgir com um vestido suntuoso, do tipo “sim, faço parte da sociedade, já tenho 15!”. Agora, se a sua festa for “a balada do ano”, é legal receber os convidados com um vestido longo e, depois, trocar por um curtinho, pra se acabar na pista. Se você quiser, no entanto, pode usar dois longos ou dois curtos, sem neuras. Porém, se a grana estiver curta, uma boa opção é fazer um vestido com uma saia removível. Você pode tirar e pôr na hora que bem entender.
4. Odeio vestido!
Se você não curte usar vestido, nem saia, aqui vai uma opção fashion e chique: mande fazer uma regata de paetês, ou toda bordada, e use com um short curto de barra italiana, também bordada. Na hora de receber os convidados, complete o look com uma sobressaia, de tecido leve, aberta na frente. Lá pelas tantas, tire essa “espécie de cauda” e caia na balada! Esse visual pode ser usado com um sapato boneca e uma meia-calça bem transparente. Mas, lembre-se: para encarar esse look, é preciso ter personalidade. Nesse caso, sua festa precisa ser bem despojada.
5. Traje das damas
É preciso tomar muito cuidado com este assunto, afinal, quem tem que brilhar é a debutante, e não as damas. É claro que o vestido delas tem que ser bonito, mas o da aniversariante é que deve chamar mais atenção. Uma dica é mostrar para elas um modelo de vestido padrão, e dizer qual tecido usar. A partir daí, cada dama pode mexer um pouquinho na base - isso, claro, com a aprovação da debutante. O essencial é que o modelo da alça e do decote seja igual para todas as 15 garotas.
6. Na cabeça
A debutante pode usar o acessório de cabelo que preferir, porém, alguns adornos estão em alta. São eles: flores de tecido, presilhas de pedraria e fitas, entremeando cachos, tranças ou um coque soltinho. Mas, antes de definir o acessório de cabelo, você terá que saber como será o seu modelito. Cada uma dessas sugestões dependerá muito das características do seu vestido.
7. Cuidado com joias e bijuterias!
Mais uma vez, será o modelo do seu vestido que irá determinar que joia ou bijuteria usar. Vestidos superbordados, até o pescoço, por exemplo, dispensam colares e gargantilhas. Nesse caso, um brinco discreto já completa o visual. Outra peça que requer muito cuidado é o bracelete. Use-o apenas se você tiver um braço fininho.
8. Nos pés
Sapatos do tipo chanel, boneca ou peep-toe são sempre mais elegante que sandálias, que, aliás, só caem bem com vestidos de tecidos leves e modelos esvoaçantes. Além disso, se você optar por ficar com os pezinhos de fora, não se esqueça de marcar uma horinha no pedicure.
9. Nas mãos
Luvas não caem de moda quando o assunto é festa, mas elas precisam combinar com o estilo de vestido que você decidiu usar. De qualquer forma, nunca se esqueça da famosa regra: à noite, luvas devem ter cano longo. Caso seu vestido faça o tipo romântico, pode até usar uma luva curtinha. Para completar, anote a seguinte dica: quem tem braço curto e gordinho não pode usar esse acessório.
10. Inverno e verão
A estação do ano não exerce influência sobre a moda festa. Entretanto, usar sandália no inverno é gafe, e ponto final. Isso não se discute!
11. Tecidos
Organza, gazar, shantung, zibeline, crepe chanel, chiffon de seda pura, musselina, tafetá e cetim estão sempre em alta quando o assunto é vestido de festa. Mesmo assim, a grande tendência do momento são os tecidos e as cores brilhantes e luminosos. Sim, a debutante precisa brilhar muito!
12. Seios
As aniversariantes que têm seios pequenos devem tomar cuidado com decotes em V. O melhor a fazer é optar por decotes quadrados, em U ou tomara que caia (com enchimento, claro). Já as debutantes de seios grandes podem usar decote em V, puxando para as laterais. Esse truque explora bem a beleza natural do busto.
13. Altura
As baixinhas precisam tomar cuidado com vestidos que cortam a silhueta - isso as deixaria mais baixas ainda! Elas devem escolher modelos inteiriços, ou com corte abaixo do busto, para alongar a silhueta. Já as debutantes altas podem abusar de vestidos amplos, com cortes na região da cintura.
14. Quadril
Quem tem quadril largo não deve, de modo algum, usar o famoso modelo sereia. O vestido não precisa ser muito rodado, mas tem que ser evasê a partir da altura do quadril. As meninas que, por outro lado, não têm quadril muito largo, podem escolher modelos com volume na região do bumbum.
15. Peso
Vestidos !
O vestido acima chega atualizado por dispensar a saia volumosa estilo princesa, modelo – em geral – mais frequente em festas de 15 anos. Com decote um ombro só e busto drapeado, o vestido Pink garante delicadeza em um visual moderno para a aniversariante !
Para aproveitar a festa, a dica é a debutante investir nos vestidos curtos que trazem detalhes como laços e babados para garantirem a delicadeza do visual e apostarem nas cores intensas para garantir um toque atual e descontraído para a produção.
Vestidos curtos, chegam com saias volumosas em balonê, decote tomara-que-caia e faixas largas nas peças preferidas pelas adolescentes para aproveitar as suas festas de 15 anos !
Saias coloridas, laçarotes e o decote tomara-que-caia são preferências das debutantes para os seus looks mais despojados de suas festas! O modelo acima segue como opção para a aniversariante curtir a balada com conforto e estilo !
(Pra quem tem esse estilo)
Em tons delicados, o vestido acima chega em um estilo bailarina para as debutantes aproveitarem as festas na pita com conforto, personalidade e sem perder os ares suaves típicos das formalidades dos bailes.
O decote tomara-que-caia do delicado vestido acima chega atualizado pelo trabalho de texturização o qual ganha destaque no visual suave da peça.
Modelos mais tradicionais de vestido de debutante chegam com o comprimento longo, saias volumosas, decote tomara-que-caia, bordados e tecidos acetinados;
Para aproveitar a festa e dançar ao lado dos amigos,o modelo de vestido acima, com saia de tule, tomara-que-caia em forma de coração e faixa rosa na cintura se mostra uma ótima opção para a última troca de vestidos da noite !
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjmfjeAEyC5aC4a6GaHp5PRq0cezn5ZHzD8cZT8o7CPRR24-JfpnVwXiI-HuFh-ah24ORDCllgj-EnHDemHghnal0hU57QXmITBCzeCHk9u7_VNSWm2Gum_jDfYkAlW4bqD1PbbQDtmYVc/s320/44837lis.jpg)
O modelo de vestido acima chega como opção delicada e confortável para a debutante usar durante a sua festa de 15 anos quando as formalidades se encerrarem e, por fim, a balada tiver início !
Para a troca de vestidos da debutante, ou para uma festa mais despojada e informal; nada como investir na praticidade e jovialidade dos vestidos curtos para aproveitar a comemoração com estilo e personalidade ao lado de familiares e amigos!
Estilo princesa, o vestido tomara-que-caia acima mantém o volume e o comprimento alongado tradicional dos modelos para debutantes, chegando atualizado pelo tecido floral em um verde pastel bem discreto.
Em uma cor delicada, o vestido longo de debutante acima, chega atualizado pela saia em tule e pelo laçarote que dá o tom romântico à peça que segue um estilo mais clássico.